Como funciona?

20 PARTICIPANTES:

Equipa heterogénea de jovens menores de 35 anos em situação de desemprego que, de forma gratuita e voluntária, entram neste programa para reforçar as suas competências, tornarem-se visíveis e avançar juntos para conseguirem um emprego.

NÃO ESTÃO SOZINHOS:

Contam com um treinador/a que os guia no seu ciclo de trabalho (autoconhecimento – planificação – atuação) e com o apoio de vários colegas. Entre todos e todas partilham conhecimentos e experiências, aumentando o seu grau de motivação e contribuindo para uma mudança de atitude face à sua situação de desemprego.

TÊM UM OBJETIVO COMUM:

Aumentar as possibilidades de encontrar um trabalho ou desenvolver um projeto empreendedor.

ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA INOVADORA:

Com o funcionamento similar a uma empresa, distribuídos por departamentos ou por projetos, debaixo de uma cultura colaborativa, reúnem-se durante 5 meses para distribuir tarefas, conseguindo que a sua procura de emprego seja mais ordenada, coordenada e eficaz.

TREINAM:

Competências Transversais, tais como, autonomia, trabalho de equipa, redes de contactos, gestão do tempo, organização, etc, e trabalham as seguintes áres:

  • Autoconhecimento.
  • Mercado de Trabalho
  • Mapa de empregabilidade
  • Itinerário Profissional
  • Empreendedorismo
  • Foros e eventos.
  • Visitas a empresas e intermediação.

E APRESENTAM RESULTADOS:

Aumenta a sua motivação, responsabilizam-se pelo seu processo de procura ativa de emprego, melhoram o seu nível de empregabilidade e aumentam em grande número as possibilidades de entrar no mercado de trabalho.

Como surge?

Foi num evento de apoio à Empregabilidade que o Comendador Rui Nabeiro e José Maria Pérez, “Peridis” se conheceram. Preocupados ambos pelas elevadas taxas de desemprego, nomeadamente de desemprego jovem, surgiu de imediato entre estes dois grandes Empreendedores Sociais, de referência em Portugal e Espanha, muita cumplicidade e desejo de colaborar juntos, de maneira a estabelecer uma parceria estratégica no que respeita a uma atuação conjunta, transfronteiriça, de apoio à empregabilidade.

Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro, natural Campo Maior, terra que “cheira a café”, empresário de referência em Responsabilidade Social Corporativa, com um elevado e reconhecido compromisso social com o emprego e a igualdade de oportunidades, apostando na contratação jovem, na promoção de projetos que promovem a educação e a formação profissional, o empreendedorismo e inserção profissional dos jovens.

José Maria Pérez, “Peridis”, natural de Aguilar de Campoo, terra que “cheira a bolachas” é arquitecto, escritor, humorista e um empreendedor social muito comprometido com o desemprego: projetou as Escuelas Taller, com grande impacto na sociedade espanhola, e, mais recentemente, em 2013, o Programa Lanzaderas de Empleo.

Foi em 2015 que iniciaram os primeiros passos para a adaptação e implementação do Programa Lanzaderas em Portugal, e traçaram as linhas de um modelo de cooperação transfronteiriça de apoio à empregabilidade jovem que pudesse ser transferido a todas as regiões de fronteira da U.E.

Em 2016 é realizada a primeira experiência em Portugal e em 2017 é assinado o Acordo de Colaboração entre a Associação Coração Delta e 9 municípios do Alto Alentejo para o desenvolvimento do PRO-MOVE-TE.

Adaptação «Lanzaderas de Empleo»

Foram vários os motivos que levaram o Coração Delta – Associação de Solidariedade a implementar este projeto em Portugal.

Destacamos os seguintes:

  • Pela elevada taxa de sucesso em Espanha:
  • Pelo impacto social desta iniciativa na sociedade espanhola
  • Pelas directrizes da União Europeia no sentido de promover a colaboração e a cooperação entre Estados-Membros no que respeita à à partilha de boas-práticas a problemas sociais comuns.
Inserção por conta de outrem0%
Inserção por conta própria0%

A 1ª experiência em Portugal

Iniciámos o processo de transferência das Lanzadera de Empleo, com a Assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Fundación Santa Maria la Real e a entidade coordenadora do CLDS 3G, Coração Delta – Associação de Solidariedade Social.

A experiência piloto, denominada “Lanzamayor” – em referência ao nome do projeto em Espanha e à vila de Campo Maior -, conseguimos os seguintes resultados:

Vídeo «Lanzamayor»